quarta-feira, 16 de maio de 2012

Donde veio a carroça?

                                                          Donde veio a carroça?
                                                            de Frédéric Grieco.

   "Carroça [do italiano, carrozza]: 1. [Antigamente] Coche suntuoso. 2. Carro grosseiro, ordinariamente de tração animal, para transportar cargas; carreta. 3. Carroçada. 4. Pessoa lerda ou vagarosa. 5. [Brasileirismo] Veículo velho; calhambeque. 6. [Brasileirismo, RJ] Freguês que salda os débitos com atraso."
         (Novo dicionário da língua portuguesa; Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, 14ª impressão)

        Como pode-se notar, o significado atual da palavra "carroça" é relevantemente distinto daquele usado a priori, proveniente da palavra italiana "carrozza", de uma carruagem suntuosa. Atualmente, tal palavra designa, principalmente, um carro rústico de tração animal, para transportar cargas especialmente no meio rural, e, além disso, ela possui uma conotação pejorativa. Mas a questão é: como essa palavra, que possuia uma "conotação positiva", passou a ter a atual conotação, que pode ser até mesmo pejorativa? Tal palavra, no Brasil, passou a designar um "carro de roça" por uma quase inconsciente e equivocada aglutinação dessa expressão, que, com o tempo, passou a ter também uma conotação pejorativa pelo fato de, nos últimos séculos, o meio rural sofrer com preconceitos e inferiorizações por parte do meio urbano?  Ou tal mudança de significação deve-se, simplesmente, pelo fato da carroça de antigamente ("carrozza") ter sobrevivido e se adaptado, com o decorrer do tempo, somente no meio rural?

 

9 comentários:

  1. As revoluções industriais e o crescente uso do petróleo e seus derivados como combustíveis das máquinas mecânicas impulsionou a transformação das paisagens até então predominantemente rurais em ambientes urbanos. Como resultado, a tecnologia mecanizadora teve que atender às demandas por veículos mais preparados para esses novos ambientes. A era do capital e suas tendências cada vez mais imediatistas selou a idealização de automóveis cada vez mais rápidos, relegando a luxuosa carrozza de outrora a um lugar quase incondizente com a malha urbana de fábricas, edifícios e casas: o campo, isto é, a roça. O carro da roça, embora requintado, era menos veloz, menos potente, de formas e peças rústicas e ultrapassadas (desconheço engenheiro mecânico ou designer que projete carroças), e tal estigma se reforça ainda hoje se pensarmos na força sua motriz: animais de tração como cavalos, jegues, búfalos ou bois. O percurso histórico, a meu ver, deu conta de ressignificar a carrozza e atribuir-lhe inúmeros sentidos negativos nos mais diversos contextos. O mundo está cheio de computadores carroças, pessoas carroças e até carros carroças. Mas, infelizmente, carroça mesmo, basta dizer uma vez que já se pensa em coisa atrasada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Súlivan, sua análise permite inferir que houve uma especialização do nome carroça para designar um veículo específico, aquele que foi superado em tecnologia, mas conservou-se em um ambiente determinado: o meio rural. Este meio, o homem deste meio, a linguagem típica deste meio, enfim, tudo que diz respeito ao rural é estigmatizado porque é considerado como atraso, ante/anti progresso. Daí, o termo carroça representar atraso. Acho que pode ser por aí. Gostei muito da sua reflexão. Obrigada.

      Excluir
  2. Adorei Frédéric Grieco, despertou minha curiosidade por saber o motivo dessa palavra ter se tornado pejorativa.

    carroça


    Significado de Carroça

    s.f. Transporte puxado por um animal, geralmente cavalo ou boi. O desenvolvimento da roda e da carroça foi simultâneo, há cinco mil anos, quando o homem descobriu pela primeira vez que poderia puxar seus trenós com mais facilidade se os tivesse adaptado com rodas. As rodas eram então sólidos pedaços de madeira. Atribui-se aos egípcios o primeiro uso das carroças. Os citas vagavam pelas planícies do sudeste da Europa por volta de 700 a.C., carregando seus pertences em carroças cobertas com juncos. Os gregos e os romanos desenvolveram carros de guerra, mais leves e mais rápidos do que os dos egípcios. Até a Idade Média, as carroças eram simples caixas colocadas sobre eixos entre rodas. O coche de quatro rodas surgiu, posteriormente, na Alemanha.
    Bras. Pop. Veículo de marcha vagarosa.
    Pessoa que retarda o pagamento dos seus débitos.

    Definição de Carroça

    Classe gramatical de carroça: Substantivo feminino
    Separação das sílabas de carroça: car-ro-ça
    Plural de carroça: carroças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, viu como a história de uma palavra traz o mundo para a nossa mão?! Obrigada por contribuir com mais informações. Abraços.

      Excluir
  3. Frédéric, você superou e muito a expectativa, fez uma análise maravilhosa, de forma leve e convidativa. Vocês escreve super bem, tem estilo, brinca com a teoria tornando-a suportável. Parabéns, meu querido!!! Eu não disse que se os outros puderam, você também pode, e que o sucesso não ocorre por acaso!!!! Lembra? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Estou fazendo um trabalho acadêmico sobre meios de transporte e seria muito útil para mim se vocês pudessem postar as referências bibliográficas utilizadas. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. A única referência usada nesse texto é: (Novo dicionário da língua portuguesa; Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, 14ª impressão). O texto é fruto da interpretação e das reflexões do aluno Frédéric Grieco.

    ResponderExcluir
  6. como eu tenho certeza que esse texto esta correto

    ResponderExcluir
  7. Este blog foi criado para promover o debate e a prática da escrita entre os/as estudantes, principalmente da graduação. De acordo com a concepção de ciência que adotamos, não precisamos ter compromisso com a verdade. Se você tem dúvidas em relação ao texto, ótimo! Isso é muito saudável. Faça sua própria pesquisa, assim como fez o estudante, inclusive cheque a fonte que ele consultou, que está divulgada aí, e poste seu texto, estará contribuindo conosco e muito mais com você mesmo, pois estará praticando a escrita e a consulta bibliográfica. Não temos de ser reféns de um único ponto de vista nem temos de esperar pelas respostas prontas. Podemos fazer nossa parte.

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para promover o debate e a prática da escrita principalmente entre estudantes de graduação. Todo e qualquer comentário é muito bem vindo, desde que seja respeitoso e que contribua para o crescimento intelectual e social de tod@s. Portanto, não serão tolerados desrespeitos nem agressividades.