segunda-feira, 29 de agosto de 2011

De Acordo com o Novo Acordo

O hífen, não é um acento, mas sim um sinal diacrítico utilizado entre algumas letras/palavras tem a função de alterar a pronúncia ou o resultado fonético.

Durante uma de nossas aulas surgiu um questionamento: “Como ficou a escrita da palavra semi-novo/seminovo?Com ou Sem o hífen?”.

De acordo, com a referência eletrônica http://www.portuguesnarede.com, explica que “Na nova ortografia, se o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante, não existe hífen: anteprojeto, antipedagógico, autopeça, autoproteção, geopolítica, microcomputador, pseudomédico, semicírculo, seminovo, ultramoderno, antigesto, semideus, semiditador, autofinanciamento”.

Um comentário:

  1. Muito bem, Lana, ficou ótimo. Agora, é só refletir sobre a leitura e a interpretação da regra pra completar sua "tarefinha".

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para promover o debate e a prática da escrita principalmente entre estudantes de graduação. Todo e qualquer comentário é muito bem vindo, desde que seja respeitoso e que contribua para o crescimento intelectual e social de tod@s. Portanto, não serão tolerados desrespeitos nem agressividades.