quinta-feira, 13 de setembro de 2012

TRABALHO ESCRITO (RELATÓRIO)

Objetivos:

Com a elaboração do trabalho escrito proposto, você terá a oportunidade de:
  • Aprofundar, aprimorar e refletir sobre os conhecimentos de Morfologia, um dos níveis de análise da linguagem, com quais entrou em contato durante o primeiro semestre de 2012;
  • Refletir acerca das concepções e teorias fundamentadoras dos estudos morfológicos das línguas naturais;
  • Analisar dados de diferentes línguas naturais;
  • Praticar a escrita acadêmica;
  • Elaborar relatório acadêmico.

Orientações gerais:

O trabalho que você vai escrever e apresentar é um relatório do estudo feito na disciplina Morfologia, durante o primeiro semestre. Relatório "é um texto de natureza analítico-expositiva,no qual são apresentados os resultados de um experimento observado ou da análise de dados coletados durante uma pesquisa. (...) funciona como uma prestação de contas ao final de uma atividade ou pesquisa específicas." O relatório científico/acadêmico - de pesquisa ou de estudo - apresenta o desenvolvimento e as conclusões de uma pesquisa ou de experimentos científicos." (ABAURRE; ABAURRE; PONTARA, 2010, p. 466)  Trata-se de um gênero discursivo, com finalidade e circulação específicas. Por isso, apresenta também estrutura e linguagem específicas. 

É um texto de caráter analítico-expositivo, com apresentação de evidências, exemplos comprobatórios. Deve ser redigido em linguagem clara (sem ambiguidades nem pluralidades de sentidos), concisa e objetiva (informações diretas, sem rodeios nem enfeites desnecessários). Deve-se evitar avaliações e visões particulares, pessoais; não fazer juízos de valor; evitar o emprego de linguagens figuradas; e priorizar enunciados sintaticamente organizados com a ordem direta. 

A estrutura do relatório deve conter uma introdução, exposição - apresentação dos dados e discussão e análise do que representam esses dados para a proposta de estudo. A produção/organização do relatório (trabalho escrito) não pode perder de vista que se trata da produção de uma unidade, portanto, deve-se observar a sequência e a interligação entre as partes que compõem o todo. Para auxiliar nessa organização, sugiro que o trabalho seja estruturado em, pelo menos, três partes, além da introdução, conclusão e referências. Pode haver ainda, se for necessário, anexo e apêndice.

Estrutura do relatório:

Capa
Folha de rosto 
Sumário
Introdução (retomar o programa da disciplina)
Apresentação do que trata o texto, ou seja, o que o leitor vai encontrar no texto: exposição da questão central do trabalho - formas de estudo das estrutura morfológica das línguas naturais; os objetivos gerais - Identificar e reconhecer elementos morfológicos em diversas línguas. Identificar a unidade mórfica típica de línguas de diferentes tipos linguísticos. Descrever os processos morfológicos de diferentes línguas naturais; os procedimentos adotados na análise e o suporte teórico (linha teórica, conceitos, categorias de análise, modelos de análise).

1. Teorias e modelos de análise mórfica
Todas as atividades do cronograma de maio/2012 e o exercício teórico, relacionados à Tipologia Morfológica.
Reflexão do grupo sobre as teorias e modelos teóricos propostos para a análise das línguas naturais

2. Descrição mórfica de línguas naturais I 

EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA 


1. Sejam os dados:

i. Der Junge hat seinem Bruder die CD mitgebracht.

ii. Der Junge hat die CD seinem Bruder mitgebracht.

iii. Seinem Bruder hat der Junge die CD mitgebracht.

        [O jovem trouxe o CD ao seu irmão]

iv. Bring mir die CD mit!            [Traz-me o CD!]

v. Bringst du mir die CD mit?     [Tu me trazes o CD?/Trazes-me o CD?]

vi. Ich bringe dir die CD mit!      [Eu trago o CD para ti/ Eu trago-te o CD!]

vii. Wer bringt mir die CD mit?   [Quem me traz o CD?/ Quem traz o CD para mim?]

viii. …weil ich dir die CD mitgebracht habe.            [… porque eu te trouxe o CD/…]

ix. Bringst du mir die CD, dann höre ich die Lieder! [Se você trouxer o CD pra mim, eu ouço as canções]

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gram%C3%A1tica_da_l%C3%ADngua_alem%C3%A3


a) identifique e discuta a posição dos termos (verbo, nome, preposição...) na oração.

b) de que tipo linguístico é essa língua?

c) como se organiza sua estrutura morfológica?

d) essa estrutura morfológica é caracterizadora do tipo linguístico ao qual se filia essa língua? Por quê?

Reflexões do grupo sobre a estruturação mórfica das línguas naturais a partir dos dados analisados.

3. Descrição mórfica das línguas naturais II

Os grupos devem escolher uma língua natural (línguas criadas ou inventadas artificialmente não são naturais, claro! Cf. a discussão sobre Tipologia na parte teórica), selecionar um fenômeno morfológico (flexão de gênero, derivação, etc, cf. a discussão teórica) existente na língua escolhida, problematizar o fenômeno naquela língua, tendo em vista o conjunto das línguas naturais (vide Tipologia na discussão teórica), apresentar os dados da língua escolhida, relacionados ao fenômeno morfológico selecionado. Para a apresentação dos dados, podem-se usar diferentes recursos, como gráficos, tabelas, listas, figuras, ilustrações, etc.

Reflexões do grupo sobre o estudo realizado.

Considerações finais
Interpretação, análise e discussão dos resultados. Podem ser apresentados questionamentos e recomendações aos procedimentos de categorização e estudo das línguas naturais, no que diz respeito à Morfologia.

Referências

Todos os autores/obras e sites consultados para a realização do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para promover o debate e a prática da escrita principalmente entre estudantes de graduação. Todo e qualquer comentário é muito bem vindo, desde que seja respeitoso e que contribua para o crescimento intelectual e social de tod@s. Portanto, não serão tolerados desrespeitos nem agressividades.