terça-feira, 23 de agosto de 2011

presidente & presidenta


No dicionário digitalizado do Caldas Aulete, edição atualizada é possivel encontrar o verbete presidenta (s. f. (fam.) || mulher que preside; esposa de um presidente. F. Presidente.), o que não era possivel encontrar no mesmo dicionário impresso, da edição de 2004, pela editora Nova Fronteira S.A. Isso pode fazer parecer que este verbete é algo que surgiu apenas com a posse da presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, em 2011, o que não é verdade; no dicionário Oxford Escolar para estudantes brasileiros de inglês, cuja última edição foi de 2009, é possivel encontrar o verbete presidente com o afixo -a, para simbolizar que este verbete pode ser encontrado em português em qualquer gênero. Todavia, o dicionário, por não conhecer a nova presidenta do Brasil, faz uma ressalva de que o gênero feminino se encaixa na hierarquia de empresas. (presidente. -a sm-sf 1. (Pol. de uma empresa) president: Presidente da República President of the Republic.).

3 comentários:

  1. Como se pode ver, a tecnologia da língua caminha com a língua, seguindo seus passos de mudança. A língua reflete as mais sensíveis mudanças sociais e culturais de um tempo. Somente a escola, com seus modelos rígidos de ensino e suas concepções arbitrárias e descontextualizadas, não consegue acompanhar nem a língua nem a sociedade nem seu tempo...

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para promover o debate e a prática da escrita principalmente entre estudantes de graduação. Todo e qualquer comentário é muito bem vindo, desde que seja respeitoso e que contribua para o crescimento intelectual e social de tod@s. Portanto, não serão tolerados desrespeitos nem agressividades.