segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Indeterminação do sujeito






O que todos vemos é aluga-se apartamentos, sintaxe correspondente ao uso espontâneo da língua e de grande eficiência comunicativa. É uma forma aceita socialmente, mas não gramaticalmente. A gramática normativa recomenda que o verbo aí vá para o plural para concordar com seu sujeito, que é “apartamentos”. O uso popular é este: "conserta-se relógios, aluga-se quartos, faz-se chaves, vende-se lotes, forra-se botões, pinta-se muros, lava-se roupas" – isso porque as pessoas sentem a construção como ativa, com um sujeito ativo (alguém faz, a gente faz), e não com um sujeito passivo. Neste caso, para se entender que o sujeito de vender é casas ou lotes, é preciso pensar a frase na voz passiva com auxiliar: casas são vendidas, botões são forrados, quartos são alugados, roupas são lavadas...
Exemplos:
  • No dia 12 passado expediram-se os ofícios de nº 550 e 551.
  • Evitaram-se, dessa maneira, as injustiças que por muitos anos se fizeram presentes.
  • Vendem-se casas.
  • Consomem-se produtos transgênicos sem se saber se haverá danos à saúde.
Os verbos transitivos diretos com se estão na voz passiva [vende-se = é vendido]. São transitivos diretos aqueles verbos que se ligam diretamente ao seu complemento, ou seja, sem a intermediação de uma preposição como de, a, para, com, e somente eles podem ser transformados em voz passiva, caso em que seu complemento – o objeto direto – se torna o sujeito da passiva construída com o verbo auxiliar ser + particípio, e o seu sujeito se torna o agente da passiva.
Já no caso de "PRECISA-SE de operários”, temos a presença da preposição “de” Isso é uma indicação de que a partícula “se” é indeterminadora do sujeito. Neste caso, a partícula “SE” tem a função de tornar o sujeito indeterminado. Quando isso ocorre, o verbo permanece obrigatoriamente no singular: “Necessita-se de profissionais competentes”; “Acredita-se em discos voadores”; “Aspira-se a grandes vitórias”.

Nos casos com verbo transitivo indireto, em que o verbo exige complemento com preposição, o complemento é o objeto indireto e o verbo não vai para o plural.
Exemplos:
· Precisa-se de balconistas
· Morre-se de fome na África
· Assim, acaba-se com os intermediários.

2 comentários:

  1. Muito bem, garota!!! Bela aula de gramática, sem dor nem sofrimento, assim espero. Parabéns e muito obrigada por sua colaboração. Acabam-se as dúvidas ou acaba-se com as dúvidas rsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. O texto ainda esta um pouco confuso, e na verdade eu queria explicar o que e verbo intransitivo, transitivo, direto ou indireto, vou elaborar outro texto, mas dessa vez por partes...

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para promover o debate e a prática da escrita principalmente entre estudantes de graduação. Todo e qualquer comentário é muito bem vindo, desde que seja respeitoso e que contribua para o crescimento intelectual e social de tod@s. Portanto, não serão tolerados desrespeitos nem agressividades.