quarta-feira, 12 de setembro de 2012

As sensações que o amor provoca nas palavras




Falta de sentido, desespero... desconexão e dor, muita dor. Desnorteadas, as palavras tentam se encontrar, procuram um complemento lógico, mas não encontram, como se ao mesmo tempo em que quisessem estar juntas, quisessem, também, ter seu próprio sentido, único, desprovido de um complemento. Uma parte em um todo... 
um todo em suas partes.


De que adianta dar palavras a um sentimento tão forte, tão vivo, tão completo, que chega a deixá-las sem significado algum. Sensações? Não há qualquer união de letras capaz de vencê-las. Apenas os sentimentos dão conta delas... profundos, indizíveis, particulares. E, se fosse possível deitar tudo isso em palavras, logo estas perderiam o sentido.

Palavras significam... mas como significar algo que não pode ser traduzido, que não pode ser mensurado, que não pode ser nada além de vivido? E que, por mais inebriante que seja, também vem repleto de dor. Dor por ser e não ser, por ter e não ter, por ver e não ver.

Eu até posso deitar dor em palavras, até posso deitar paixão em palavras, mas como deitar isso em palavras? Elas simplesmente não conseguem alcançar o significado mais simples disso tudo. Porque nada é tão simples que possa ser contido em seus sentidos.

A sensação que o amor provoca nas palavras? Provoca... apenas... e as palavras não se sentem capazes de responder a tamanha provocação. Não é que sejam incompetentes. Só não possuem valor suficiente para encarar essa empreitada. Isso, aquilo, meu, nosso, tudo, é muito maior do que qualquer sequência de letras seria capaz de expressar. Podem até tentar, mas já é uma batalha perdida desde o começo.

A sensação que o issso provoca nas palavras? Derrota... derrota amarga que emudece quem tenta explicá-lo e transforma em analfabeto que tenta escrevê-lo. Tudo isso e apenas isso.

3 comentários:

  1. Saying I love you
    Is not the words I want to hear from you
    It's not that I want you
    Not to say, but if you only knew
    How easy it would be to show me how you feel
    More than words is all you have to do to make it real
    Then you wouldn't have to say that you love me
    'Cause I'd already know

    What would you do if my heart was torn in two
    More than words to show you feel
    That your love for me is real
    What would you say if I took those words away
    Then you couldn't make things new
    Just by saying I love you
    [ Lyrics from: http://www.lyricsfreak.com/e/extreme/more+than+words_20052203.html ]
    More than words

    Now that I've tried to talk to you and make you understand
    All you have to do is close your eyes
    And just reach out your hands and touch me
    Hold me close don't ever let me go
    More than words is all I ever needed you to show
    Then you wouldn't have to say that you love me
    'Cause I'd already know

    Sempre que escuto essa música penso nisso que você acabou de escrever!
    E como é interessante o fato de sabermos exatamente o que queremos em termos de palavras mesmo quando não há o que ser dito; apenas sentido!!

    ResponderExcluir
  2. "Quando a boca não consegue dizer o que o coração sente o melhor é deixar a boca sentir o que o coração diz."
    William Shakespeare

    LINDO texto!

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para promover o debate e a prática da escrita principalmente entre estudantes de graduação. Todo e qualquer comentário é muito bem vindo, desde que seja respeitoso e que contribua para o crescimento intelectual e social de tod@s. Portanto, não serão tolerados desrespeitos nem agressividades.